Iodoterapia

Iodoterapia é um tratamento feito à base do iodo radioativo, chamado Iodo131. Cerca de um mês depois de retirar o câncer de tireóide por meio de cirurgia, o paciente vai para um hospital onde ingere uma dose de iodo radioativo via oral, por meio de um canudinho. (O líquido é transparente e não tem gosto).

Em seguida, ele fica em um quarto durante no máximo três dias, e não pode receber visitas porque seu corpo emitirá radiação neste período. O objetivo do tratamento é eliminar qualquer resíduo de tumor de tireóide que possa existir no corpo.

O tratamento é indolor e exige apenas alguns cuidados (Veja os cuidados necessários no link preparos e cuidados).
Por isso, é importante ter paciência e se preparar da melhor forma possível. Levar revistas, palavras cruzadas e outros passatempos que não exijam muita atenção é uma boa ideia. Também vale levar frutas porque a comida do hospital costuma ser muito ruim, especialmente quando se está enjoado, o que é comum durante a iodoterapia.

Para a família e amigos, é importante entender a dificuldade de estar isolado em um momento naturalmente difícil. Alguns pacientes preferem receber muitas ligações durante a internação, outros preferem o silêncio! Converse com seu amigo ou parente para descobrir o que ele precisa… O segredo neste momento é saber ouvir, mesmo se não souber o que falar!